Bahia promove ampla agenda no Novembro Negro 2025
Ações reforçam combate ao racismo e valorização das ancestralidades
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) está coordenando uma extensa programação ao longo do Novembro Negro 2025, com atividades em diversas regiões da Bahia. A agenda destaca o compromisso do Governo do Estado com o enfrentamento ao racismo, o combate à intolerância religiosa e a valorização da cultura afro-brasileira.
Entre os principais eventos do mês, está a 21ª Caminhada Pela Paz, Pela Vida e Contra o Racismo Religioso, que será realizada no sábado, dia 15. A mobilização, organizada pelos terreiros do Engenho Velho da Federação desde 2003, convoca a sociedade a se unir contra toda forma de violência e preconceito, reafirmando o diálogo inter-religioso e o respeito às diferentes expressões culturais que compõem o Brasil.
A programação inclui ainda caminhadas, seminários, apresentações artísticas, debates temáticos, ações formativas e atividades em territórios quilombolas. Estudantes, integrantes de movimentos sociais, beneficiários de projetos públicos, povos e comunidades tradicionais e servidores da rede estadual participam das iniciativas.
A Sepromi reforça, com essa agenda, seu papel como articuladora de políticas que fortalecem o protagonismo da população negra e ampliam espaços de discussão sobre igualdade racial, direitos humanos, identidade, memória e enfrentamento ao racismo estrutural em todo o estado.
O Novembro Negro 2025 destaca a importância da mobilização coletiva na construção de uma Bahia Antirracista, pautada pelo respeito à diversidade, valorização das ancestralidades e promoção da justiça racial.
Comentários (0)