Pernambuco confirma quinta morte por intoxicação por metanol em 2025
Caso mais recente é de jovem de 20 anos.
Pernambuco registrou mais uma morte causada por intoxicação por metanol em bebida alcoólica adulterada. A informação, confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nessa segunda-feira (24), eleva para cinco o total de óbitos em 2025.
A vítima mais recente é um jovem de 20 anos, morador de São Bento do Una, no Agreste. Segundo a SES-PE, ele ingeriu bebida alcoólica no início de novembro e começou a passar mal dias depois. O rapaz chegou a ser atendido, recebeu alta, mas voltou a apresentar complicações graves. Acabou sendo transferido para um hospital em Salgueiro, no Sertão, onde morreu.
No boletim mais recente, a secretaria também confirmou um novo caso suspeito em São José de Belmonte, totalizando 113 notificações relacionadas à intoxicação por metanol desde janeiro. Desse total, 108 casos envolvem moradores de Pernambuco e cinco foram registrados em outros estados, entre eles São Paulo, Paraíba, Alagoas e Bahia.
Ainda de acordo com a SES-PE, oito casos foram confirmados este ano: cinco evoluíram para morte e três deixaram sequelas. Outros dez casos seguem em investigação, incluindo três óbitos pendentes de esclarecimento. Há ainda cinco pacientes internados e dois que já receberam alta. Noventa registros foram descartados após análise técnica.
As primeiras mortes ligadas ao consumo de bebida adulterada ocorreram em Lajedo, com as vítimas Celso da Silva, 43 anos, e Jonas da Silva Filho, 25. A terceira vítima foi uma mulher em Salgueiro, e a quarta, uma jovem de 26 anos, de Petrolina, que teria comprado uísque em São Bento do Una.
As autoridades reforçam o alerta para a compra de bebidas alcoólicas apenas em locais confiáveis, especialmente diante do aumento dos casos no Estado.
Comentários (0)